0 resultados para "palavra-chave"

    X
    ENEM ENEM

    Como funciona o Enem: veja o guia completo para tirar suas dúvidas!

    Se você está se preparando para encarar o Enem, ou se simplesmente tem curiosidade em entender como esse processo se desenrola, você está no lugar certo!

    O Enem é uma prova muito importante para muitos estudantes brasileiros. Para alguns, é um dos momentos mais importantes da vida.

    Isso porque ele significa uma etapa essencial para o crescimento profissional na vida de uma pessoa, já que é a intermediação para o ensino superior.

    No entanto, existem muitas pessoas que não conseguem entender como funciona o Enem e acabam desistindo da prova — o que é uma péssima decisão.

    Então, para mudar esse cenário tão comum, a Oportunna, neste artigo, preparou um guia completo sobre o funcionamento do Enem. Vamos começar?

    Enem: o que é?

    Antes de entender como funciona o Enem, é fundamental saber o que é essa prova que é tão importante para tantas pessoas.

    O Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova que a maioria das pessoas que desejam ingressar no ensino superior realizam.

    O exame foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) e lançado para o público em 1998. A partir dele, os estudantes que terminaram o ensino médio podem entrar na faculdade.

    Inicialmente, o Enem foi desenvolvido para avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio.

    No entanto, somente a partir de 2004, o exame passou a ser utilizado como uma maneira de ingressar no ensino superior.

    Como funciona o ingresso no ensino superior antes do Enem?

    Antes do Enem, o ingresso nas faculdades no Brasil eram, geralmente, realizados por meio dos vestibulares específicos de cada instituição de ensino superior.

    Ou seja, cada universidade e faculdade tinha o seu próprio processo seletivo, com provas elaboradas pela própria instituição ou por comissões organizadoras.

    Os vestibulares eram feitos independentemente, com datas, conteúdos e critérios definidos pela própria instituição.

    Então, cada instituição tinha o direito de estabelecer o seu próprio peso para as notas das diferentes disciplinas, assim como para definir as modalidades de prova.

    Com a implementação do Enem em 1998, o processo seletivo para o ensino superior teve uma grande mudança, unificando o acesso às instituições públicas de ensino superior.

    Como funciona o Enem?

    Mas afinal, como funciona o Enem? Essa prova tem como objetivo avaliar o conhecimento e as habilidades que os estudantes adquiriram durante o ensino médio.

    Ou seja, os conhecimentos e materiais aplicados na prova são do ensino médio, resumidos em 180 questões das 4 áreas de conhecimento, além da redação.

    As questões da prova são separadas nas quatro áreas de conhecimento, sendo elas:

    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura e Artes);
    • Matemática e suas Tecnologias;
    • Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
    • Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

    Ao invés de aplicar disciplinas isoladas, o MEC decidiu que seria melhor separá-las em áreas do conhecimento, com questões, geralmente, interdisciplinares.

    Não podemos esquecer da redação! Ela é extremamente importante no Enem. Nela, os estudantes devem realizar um texto dissertativo-argumentativo.

    Durante a prova, os estudantes recebem um tema e, a partir dele, eles precisam elaborar uma proposta de intervenção para o problema proposto.

    Quem pode fazer o Enem?

    como-funciona-o-enem

    O Enem pode ser feito pelos alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já concluíram o período.

    No entanto, a prova também pode ser feita por alunos do primeiro e do segundo ano, mas eles serão considerados treineiros.

    Os treineiros são os alunos que só estão realizando a prova para saber como funciona. Ou seja, não poderão utilizar a nota para ingressar no ensino superior.

    Portanto, não importa a sua idade ou quando você concluiu o ensino médio, é possível realizar o Enem e ingressar no ensino superior.

    Como se inscrever?

    Para se inscrever no Enem é necessário você estar atento ao período de inscrições, que é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Após saber as datas do Enem, você deve acessar o site oficial da prova que pode ser encontrado no portal do Inep ou por meio de pesquisa na internet.

    Em seguida, você deve iniciar a sua inscrição. No site, procure pela opção de “Inscrições” e você será direcionado para a página de cadastro.

    Com isso, você deve preencher todas as informações solicitadas, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.

    Se for necessário, durante o processo de inscrição, o sistema irá perguntar se você deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição.

    No entanto, existem critérios estabelecidos pelo Inep para ter o direito à isenção e, caso você se enquadre, selecione a opção e forneça as informações necessárias.

    Caso não se enquadre nessa opção, clique na alternativa para pagar a taxa de inscrição. O valor da taxa é divulgado pelo Inep e pode variar de ano para ano.

    Após isso, escolha o local para a realização da prova. Geralmente, o sistema apresenta uma lista de municípios e locais disponíveis, e você deve escolher o mais conveniente para você.

    Por fim, depois de realizar todos esses passos, você deverá revisar todas as informações fornecidas e, caso estiverem corretas, confirme sua inscrição.

    Como é a prova?

    A prova do Enem é composta por diferentes componentes e abrange diversas áreas do conhecimento, como dito anteriormente. Vamos entender como ela funciona!

    • Redação: A redação deve ser feita no formato de texto dissertativo-argumentativo. Geralmente ela deve ser feita no final do teste;
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Essa área do conhecimento possui 45 questões objetivas relacionadas à Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Literatura e Artes. As questões podem envolver interpretação de texto, gramática, análise literária, entre outros;
    • Matemática e suas Tecnologias: Aqui, os estudantes também responderão 45 questões objetivas sobre matemática. O conteúdo abordado inclui conceito e aplicações matemáticas, resolução de problemas, raciocínio lógico, geometria, álgebra, entre outros;
    • Ciências Humanas: Nessa parte, os participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências Humanas, que abrangem História, Geografia, Sociologia e Filosofia. As perguntas envolvem análise de conceitos, interpretação de mapas, compreensão de processos históricos, sociais e culturais, entre outros;
    • Ciências da Natureza: Essa parte também possui 45 questões objetivas sobre Ciências da Natureza, englobando Biologia, Física e Química. As questões são de temas científicos, conceitos, experimentos, fenômenos naturais, entre outros.

    Esse é um resumo de como o Enem funciona, mas é importante ressaltar que cada estudante possui sua própria experiência com a prova.

    Além disso, o Enem busca avaliar não apenas o conhecimento específico das disciplinas, mas também a capacidade de interpretação, raciocínio lógico, análise crítica e argumentação.

    Então, é essencial preparar-se de maneira abrangente, desenvolvendo habilidades e conhecimentos em diferentes áreas do conhecimento.

    Onde usar a nota do Enem?

    para-que-serve-o-enem

    O Enem pode ser utilizado em diversas faculdades e universidades, inclusive em programas do MEC como: SiSU, ProUni e Fies.

    É válido ressaltar que os pesos e as notas mínimas do Enem podem variar de acordo com a instituição de ensino superior e o curso.

    Como estudar para o Enem?

    Sabemos que para muitos estudantes, estudar para o Enem pode ser um desafio grande. No entanto, com o apoio certo e uma rotina organizada, nada é impossível!

    De início, você precisa criar uma rotina de estudos que seja adepta à sua realidade. Então, separe os horários disponíveis no seu cronograma para estudar.

    Após elaborar uma rotina que seja perfeita para o seu cotidiano, está na hora de ler artigos, assistir vídeo aulas e procurar ajuda de professores de todas as áreas do conhecimento.

    Além disso, você também pode pedir o auxílio e dicas para os estudantes que se saíram bem nas provas e conseguiram alcançar o ensino superior.

    Para reforçar ainda mais seus estudos, você também pode contar com cursos preparatórios do Enem. Para isso, você pode contar com a Oportunna, que possui diversos materiais preparatórios do Enem.

    Em nosso site, você encontra tudo oque você precisa para passar no curso dos seus sonhos no Enem. Conte com aOportunna e dê o primeiro passo para passar no Enem!

    Conclusão

    Agora que você já sabe como funciona o Enem, você já deu o primeiro passo para iniciar os seus estudos para a prova que mudará o rumo da sua vida.

    Então, não se esqueça de sempre estar atento aos prazos de inscrição do Enem e comece o quanto antes possível a estudar para a prova.

    Para isso, não hesite em contar com os cursos preparatórios da Oportunna que darão o apoio e o conhecimento necessário para você arrasar no Enem.

    Aliás! Para não perder nenhuma novidade sobre o Enem, fique à vontade para ler nossos outros conteúdos no blogda Oportunna!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar