0 resultados para "palavra-chave"

    X
    ENEM ENEM

    Saiba como fazer uma boa redação no Enem com essas dicas essenciais!

    Você sabe como fazer uma boa redação no Enem? Se você está aqui, certamente está procurando ótimas dicas para aplicar no dia da prova!

    Quando se trata da tão temida redação, é normal sentir um friozinho na barriga. Afinal, ela é uma das partes mais importantes e influentes da prova.

    Mas, não é preciso entrar em pânico! Com as dicas e estratégias certas, você pode transformar sua experiência em uma oportunidade de brilhar e conquistar uma ótima nota.

    Para isso, neste artigo, a Oportunna irá compartilhar com você tudo o que você precisa saber para fazer uma excelente redação no Enem.

    Então, preparado para mergulhar nas melhores práticas para arrasar no Enem? Vamos lá!

    Importância da redação na pontuação do ENEM

    Inúmeras pessoas estudam diariamente para o Enem, mas acabam não dando a devida atenção à redação, pois acham que ela não tem um grande peso na nota final.

    Mas, é muito pelo contrário! A redação é uma das partes mais importantes do Enem e ela afeta diretamente a nota final do participante.

    Na verdade, a redação tem um peso tão relevante que pode ser determinante para o alcance dos seus objetivos acadêmicos.

    No Enem, a redação é avaliada com base em cinco competências: domínio da norma culta da língua escrita, compreensão e desenvolvimento do tema, capacidade de argumentação, elaboração de proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.

    Cada competência tem um peso específico na pontuação final, evidenciando a importância de abordar todos os aspectos exigidos.

    Como fazer uma boa redação no Enem: Veja 5 dicas essenciais

    exemplo-de-uma-boa-redação

    Se você deseja realizar uma boa redação no Enem, é essencial que você tenha dicas para elaborar o seu texto da melhor forma possível.

    Então, antes de começar a prova, veja as dicas essenciais de como fazer uma boa redação no Enem que separamos para você. Vamos lá?

    1- Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova

    Logo quando você receber a prova doEnem, reserve um tempo para ler atentamente o tema da redação.

    Assim, é possível compreender qual é o assunto proposto e refletir sobre os diferentes aspectos que podem ser abordados.

    Além disso, é muito importante ler com atenção todas as instruções e orientações relacionadas à redação.

    Fique atento aos critérios de avaliação, aos gêneros textuais solicitados e às possíveis abordagens que podem ser exploradas.

    2 - Elabore o projeto de texto e escolha uma tese

    Após analisar o tema da redação, está na hora de elaborar um projeto de texto. Ou seja, você deve planejar as ideias que serão apresentadas e organizar a estrutura do seu argumento.

    Então, primeiramente, defina a sua tese, que é a posição central que você irá defender ao longo do texto. Lembre-se, a tese deve ser clara, específica e relacionada ao tema proposto.

    Após elaborar a tese, comece a projetar um esboço com os principais pontos que sustentarão o seu argumento. Liste as ideias e informações relevantes que você considerou abordar.

    Tente organizar suas ideias de forma lógica, pensando em uma sequência coerente de argumentos que levem a defesa da sua tese.

    3 - Desenvolva uma primeira versão do texto

    Com o projeto de texto e a tese definidos, está na hora de colocar suas ideias no papel e começar a escrever a primeira versão da redação.

    Nessa etapa, não se preocupe tanto com a perfeição, foque em colocar suas ideias de forma clara e fluente e que faça sentido com o tema proposto.

    Inicie sua redação com uma introdução interessante e impactante, que desperte o interesse do leitor e apresente de maneira sucinta o tema e sua tese.

    Em seguida, desenvolva os argumentos que sustentam a sua posição, cada um em um parágrafo separado.

    Para cada argumento, forneça evidências, exemplos e fatos que sustentem seus pensamentos, demonstrando conhecimento sobre o assunto.

    Por fim, realize uma conclusão com um projeto de intervenção para o tema proposto pelo Enem. Lembre-se de ser criativo, mas cuidado para não fugir do tema.

    4 - Revise o texto

    Após desenvolver a primeira versão do texto, não se preocupe com o número de palavras ou da maneira que está escrevendo.

    Concentre-se em transmitir suas ideias de forma clara e concisa. Depois, você pode realizar os ajustes e acrescentar informações se necessário.

    Quando tiver a primeira versão pronta, faça uma revisão completa do seu texto, verificando se as ideias estão bem desenvolvidas.

    Veja se a argumentação é consistente e se a estrutura está coesa. Se necessário, faça eventuais correções e ajustes para aprimorar seu texto.

    5 - Hora de passar o texto a limpo

    Após realizar a revisão da primeira versão do seu texto, está na hora de passá-lo a limpo, ou seja, fazer a revisão e as edições necessárias para garantir uma boa redação.

    Para começar, você deve verificar a estrutura do texto. Para isso, certifique-se de que existe uma introdução cativante, desenvolvimento claro e organizado e uma conclusão de qualidade.

    Veja se a progressão lógica das ideias está evidente e se os parágrafos estão bem conectados. Logo em seguida , revise a gramática, ortografia e pontuação.

    Além disso, esteja atento aos erros comuns, como concordância verbal e nominal, uso adequado dos pronomes, regência verbal e nominal, entre outros.

    Por fim, releia atentamente o texto para garantir que ele atenda aos critérios de avaliação da redação do Enem, como domínio da norma culta da língua, compreensão e desenvolvimento do tema.

    Como se preparar para redação do Enem?

    como-se-preparar-para-redação-do-enem

    Com as dicas citadas ao longo do artigo, você já sabe como fazer uma boa redação no Enem. Porém, está na hora de saber como se preparar para realizá-la. Vamos lá?

    • A prática leva à perfeição: Antes do Enem acontecer, não deixe de praticar a sua escrita. Isso porque a prática leva à perfeição. Então, durante seus estudos para a prova, pratique a escrita de redação;
    • Amplie seu repertório: Uma dica valiosa para se preparar para a redação do Enem é ampliar o repertório. Ou seja, você deverá ampliar sua visão de mundo e se abrir para novos conhecimentos, uma vez que a redação do Enem necessita de uma visão mais ampla do mundo com conhecimentos diversificados. Por isso, comece a ler e acompanhar o que está acontecendo ao redor do mundo para desenvolver um pensamento crítico;
    • Observe o formato de uma redação: Antes de realizar o Enem, verifique e estude o formato de uma redação. Por exemplo, a redação do Enem é composta por três partes, sendo a introdução, desenvolvimento e conclusão;
    • Conheça as competências avaliadas: Por fim, não se esqueça de verificar as competências que são avaliadas na redação do Enem. Tendo esse conhecimento, você pode realizar a sua redação a partir dos critérios avaliados e tirar uma boa nota.

    Essas são as principais dicas de como fazer uma boa redação no Enem. No entanto, lembre-se de que cada pessoa possui um estilo de escrita, aprendizado e habilidades.

    Por isso, é essencial que você adapte essas dicas de acordo com suas necessidades e preferências e conte com auxílios externos, como cursos de redação do Enem.

    Sevocê deseja contar com cursos que vão garantir que você tire uma boa nota naredação do Enem, não hesite em escolher a Oportunna. Venha alcançar uma altaperformance com nossos cursos!

    Conclusão

    Podemos concluir que dominar a arte da redação é um passo fundamental para obter o sucesso no Enem.

    Então, ao seguir as dicas mencionadas ao decorrer do texto, você estará no caminho certo para arrasar na redação da prova mais importante do Brasil.

    No entanto, lembre-se que não existe uma fórmula mágica para o texto perfeito. É necessário tempo, prática e dedicação contínua.

    Se você quiser acelerar o seu processo de aprendizado e dominar de uma vez por todas a redação do Enem, talvez esteja na hora de contar um curso de apoio.

    Na Oportunna, você encontra os melhores cursos preparatórios para o Enem. Não deixe para a última hora! Comece a se preparar com antecedência conosco.

    Aliás! Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar