0 resultados para "palavra-chave"

    X
    Concursos OGP

    Guia Essencial para Concursos Públicos: Descubra o que Estudar no Guia Completo

    Você tem o sonho de passar em concursos públicos, mas não sabe por onde começar? Calma! Você está no caminho certo. A Oportunna está aqui para ajudá-lo!

    Sabemos que estudar para concurso não é uma tarefa simples, uma vez que envolve total disciplina e dedicação — algo que é difícil de se adquirir.

    Mas, não é impossível! O primeiro passo para atingir o foco e a dedicação é entender o que estudar para concurso público.

    Dessa maneira, você pode montar um plano de estudos para seguir com os assuntos e materiais exatos que serão cobrados na prova.

    Para ajudá-lo nessa caminhada, a Oportunna irá explicar o que estudar para concurso público para você dar início a sua jornada. Vamos lá? Boa leitura!

    Por que fazer concurso público no Brasil hoje?

    Essa é uma questão que tem muito debate nos dias atuais, uma vez que muitos cidadãos desejam fazer concursos públicos e outros não querem seguir carreira.

    Mas, a resposta é simples para esse questionamento: estabilidade. O concurso público oferece uma grande oportunidade de estabilidade para os cidadãos.

    Atualmente, o Brasil está passando por uma grande crise, onde, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2023, temos uma taxa de desemprego de 14,6%.

    Ou seja, isso representa que 14,8 milhões de pessoas estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho no Brasil.

    Infelizmente, essa tendência é só aumentar e, com certeza, você não quer participar desse percentual. Por isso, o concurso público pode ser a solução para esse cenário.

    Então, se você está em busca de estabilidade e segurança, uma ótima alternativa são os concursos públicos.

    Quais são as vantagens em ser concursado?

    Existem diversas vantagens em ser concursado público. Uma delas é a estabilidade financeira que o cargo oferece ao profissional.

    No entanto, o concurso público não se resume somente em estabilidade, ele também pode oferecer benefícios como:

    • Remuneração e benefícios atrativos;
    • Segurança profissional;
    • Jornada de trabalho e qualidade de vida;
    • Estabilidade financeira:
    • Oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional;
    • Estabilidade previdenciária.

    Essas são alguns benefícios que o concurso público pode proporcionar. No entanto, é válido ressaltar que cada cargo e concurso possui suas próprias particularidades e vantagens.

    Como se preparar para um concurso público

    o-que-estudar-para-concurso-público

    Ah… como é bom se imaginar concursado público, não é? Porém, para deixar de ser somente um sonho, é preciso se preparar para a prova.

    Para ajudá-lo a se preparar da melhor forma na prova, trouxemos algumas dicas essenciais para você aplicar em sua rotina de estudos.

    Evite distrações

    Uma das dicas principais para começar a estudar para concurso público é evitar distrações. Elas podem fazer com que você saia da sua rotina de estudos.

    Um exemplo de distração é o celular. Ao invés de ficar rolando o feed do Instagram por horas, você pode utilizar esse tempo para estudar um pouco mais para a prova.

    Além disso, se você tem o costume de sair todo o final de semana, pelo menos por um tempo, será necessário você abrir mão de alguns eventos para estudar.

    Não que seja proibido ou errado mexer nas redes sociais ou sair, mas é importante ponderar o seu tempo para não largar o foco nos estudos.

    Diversifique seus estudos

    Outro ponto muito importante é diversificar seus estudos. Se você ficar muito tempo estudando a mesma matéria, é bem provável que você adquira cansaço mental.

    Então, ao invés de estudar somente o que você tem facilidade, é importante também procurar outros conteúdos para revisar.

    Por exemplo, se você tem facilidade em Língua Portuguesa; e dificuldade em Matemática, não significa que você deve priorizar o primeiro.

    Para você deixar sua mente “descansar” um pouco sobre o mesmo assunto, tente diversificar suas matérias.

    Crie o hábito de revisar

    Por fim, e não menos importante, é necessário que você crie o hábito de revisar os conteúdos estudos para o concurso.

    Dessa maneira, você conseguirá manter o conteúdo fresco em sua mente e também poderá fixar melhor o conteúdo.

    Então, sempre que terminar de estudar uma matéria, não deixe ela de lado. Pegue-a e revise por completo, especialmente os pontos que mais tem dificuldade.

    O que estudar para concurso público?

    Existem algumas matérias que são “obrigatórias” em todo concurso. Ou seja, é bem provável que caia em sua prova.

    Então, é essencial que você conheça quais são elas para saber o que estudar para concurso público. Para ajudá-lo, trouxemos as principais a seguir. Confira!

    • Língua Portuguesa: Geralmente, os assuntos mais cobrados incluem compreensão e interpretação de textos, gramática normativa, ortografia, acentuação gráfica e o uso dos porquês. Além disso, também é comum a cobrança de conhecimentos em figuras de linguagem e gêneros textuais.
    • Raciocínio Lógico: O foco aqui é sobre problemas envolvendo lógica matemática e proposicional, incluindo análise combinatória, probabilidade, sequências, porcentagem, gráficos e tabelas, e problemas com interpretação de texto;
    • Informática: Os principais temas aqui são hardware e software, sistemas operacionais, suítes de escritório, internet e correio eletrônico, redes de computadores, e segurança da informação;
    • Atualidades: O conteúdo sobre atualidades pode variar bastante, dependendo do momento. No entanto, geralmente engloba eventos recentes de relevância nacional e internacional, com ênfase em política, economia, meio ambiente, ciência e tecnologia, e sociedade em geral;
    • Noções de Matemática básica: As questões de matemática geralmente envolvem operações com números naturais, inteiros, racionais e reais, porcentagem, juros simples e compostos, regra de três, proporcionalidades, médias, e geometria básica.
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo: Por fim, no Direito Constitucional, os temas mais comuns são a Constituição Federal, com foco nos direitos e garantias fundamentais, organização político-administrativa do Estado, e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Em geral, esses são os conteúdos que mais são cobrados em concursos públicos. No entanto, é válido ressaltar que cada concurso pode cobrar matérias diferentes.

    Por isso, é essencial que você leia o edital do concurso público que está pretendendo realizar para saber quais são as matérias que podem ser cobradas.

    O que estudar para concurso público da prefeitura?

    o-que-estudar-para-concurso-público-nível-médio-português

    “Mas afinal, o que estudar para concurso público da prefeitura?”. Geralmente, as disciplinas mais comuns que são cobradas em concursos públicos da prefeituras são:

    • Ética;
    • Gestão pública;
    • Contabilidade;
    • Legislação Municipal;
    • Direito administrativo;
    • Direito constitucional.

    Essas são as matérias mais comuns que são cobradas em concursos públicos municipais. No entanto, veja o edital para saber exatamente o que será cobrado na prova.

    O que estudar para concurso público da área de saúde?

    “Espera aí! O que estudar para concurso público da área de saúde?”. Essa é uma das perguntas mais comuns entre aqueles que desejam ingressar na área da saúde pública.

    No entanto, em geral, os concursos públicos da área da saúde cobram: saúde pública, direito sanitário, biologia molecular, estatística aplicada à saúde e outros.

    Como é uma área muito específica, é fundamental que você procure os temas abordados no edital do concurso para ter uma ideia mais concreta.

    Se você está considerando prestarconcurso público e quer estar preparado para sua prova, conte com os cursospreparatórios da Oportunna OGP!

    Conclusão

    Passar em concurso público é o sonho de diversas pessoas, mas não é uma tarefa fácil. Isso porque envolve muito foco, disciplina e dedicação da parte do candidato.

    No entanto, esse sonho não é impossível. Tudo que você precisa saber é o que será cobrado na prova e realizar um planejamento de estudos.

    Com um planejamento em mãos, você pode iniciar seus estudos e se preparar para prestar o concurso público.

    Porém, se você deseja facilitar essa preparação, é possível contar com cursos preparatórios de qualidade, como o da Oportunna OGP.

    Venha conhecer os conteúdos atualizados que preparamos para você e nossa plataforma exclusiva de estudos.

    Além disso, se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, não se esqueça de acompanhar o blog da Oportunna!

    Conheça o curso da Oportunna sobre o  ECA - Estatuto da Criança e Adolescente com foco em concursos!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar