0 resultados para "palavra-chave"

    X
    ENEM ENEM

    Saiba como fazer um cronograma de estudos para Medicina

    Você quer começar a estudar para medicina para o ENEM, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, você está no lugar certo!

    É comum que os estudantes que desejam cursar medicina não saibam realizar um cronograma de estudos correto, especialmente os iniciantes.

    O cronograma de estudos pode ajudar a revisar todos os conteúdos com dedicação, antecedência e com o planejamento ideal para ter os melhores resultados.

    Neste artigo, a Oportunna irá ajudá-lo a fazer um cronograma de estudos para medicina ENEM da maneira correta e de acordo com a sua rotina.

    Neste artigo você vai encontrar:

    Como começar a estudar para Medicina do zero?

    • Quantas horas de estudo são necessárias para passar em Medicina?;
    • Como montar um cronograma de estudos para Medicina?;
    • Cronograma de estudos para passar em Medicina no Enem;
    • Cronograma de estudos para passar em Medicina em vestibulares;

    Quer saber como fazer um cronograma completo de estudos para medicina? Então, continue a leitura e aprenda com a Oportunna!

    Como começar a estudar para Medicina do zero?

    Antes de mais nada, é preciso ter em mente que montar e organizar um bom cronograma de estudos para o vestibular de Medicina não precisa ser nada complicado.

    Essa programação precisa funcionar para você e ser de acordo com o tempo que está disponível em sua rotina ao longo dos dias da semana.

    Pensando nisso, para entender como montar um cronograma de estudos para Medicina e começar a estudar para essa graduação do zero, você pode, em primeiro lugar, listar quais são as disciplinas, matérias, aprendizados e conteúdos que devem ser estudados.

    Por exemplo, faça uma lista separada por disciplinas escolares ou por Humanas e Exatas, em seguida relacione os principais temas de cada uma das áreas de conhecimento e vá detalhando com mais informações sobre quais conteúdos precisam de revisão.

    Essa é uma maneira que pode auxiliar os estudantes que não sabem como começar a estudar para Medicina do zero, já que parte do princípio de que reunirá o que não pode ficar de fora dos momentos de estudo.

    Quantas horas de estudo são necessárias para passar em Medicina?

    Falar que os estudantes que querem passar no vestibular de Medicina precisam estudar horas e mais horas é quase um senso comum. Concorda?

    Isso acontece por se tratar de uma graduação altamente procurada e concorrida, além de ter vagas limitadas.

    Daí surgiu esse mito de que só se consegue realizar esse objetivo se dedicar muito estudo.

    No entanto, não há uma regra que afirme esse ponto. Afinal, cada pessoa tem um ritmo, um período em que se mantém concentrado e focado, assim como um certo tempo disponível na rotina, principalmente quando é um cronograma de estudos Medicina para quem trabalha.

    Há quem complemente os estudos em casa, nas horas do período da tarde, depois de ter ido à escola ou ao cursinho preparatório pela manhã.

    Ou quem estuda por conta própria e separa o dia a dia em blocos de tempo. Isto é, a quantidade de horas necessárias para isso são é algo relativo e por isso ter um cronograma de estudos para o vestibular de Medicina pode fazer a diferença nesse momento de preparação para os exames.

    Como montar um cronograma de estudos para Medicina?

    como-montar-um-cronograma-de-estudos-para-medicina

    Acertar ao fazer o seu planejamento e programação de estudos é essencial para cumprir essa etapa com sucesso. Separamos algumas dicas para ajudar você. Olha só!

    • Separe as matérias que você tem mais dificuldade: Para otimizar o seu aprendizado, separe as matérias que você tem mais dificuldades e dedique mais tempo a elas;
    • Use materiais complementares de apoio: Documentários, podcast e simulados podem ser os seus maiores aliados. Faça quantas vezes achar necessário os simulados;
    • Considere momentos de lazer e de descanso: Para aprender, a mente também precisa de um refúgio. Valorize a importância desses momentos em meio à rotina de estudo;
    • Alterne exercícios com partes teóricas: Depois de muito tempo no mesmo assunto, é comum que a atenção diminua. Procure alterar, por exemplo, matemática com história;
    • Entenda em qual período do dia seu rendimento é maior: Manhã, tarde ou noite? Leve em consideração a sua rotina e disposição para escolher o melhor período do dia para estudar;
    • Crie um planejamento realista: Estabeleça metas, objetivos e seja realista com seus horários;
    • Tenha um momento para se informar: Leia sobre política, economia, sociedade, saúde e cultura. Tudo isso ajuda na hora da redação. Fique sempre bem informado!

    Além dessas recomendações, há outra coisa que não pode faltar em seu planejamento de estudos: entender como é a estrutura do vestibular que você pretende prestar.

    Não se esqueça de analisar os temas mais cobrados, para que possa organizar sua programação de revisão de acordo com essas características.

    Cronograma de estudos para passar em Medicina no Enem

    O cronograma de estudos para passar em Medicina no Enem deve contemplar as principais frentes deste exame de nível nacional:

    • Linguagens;
    • Códigos e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    • Redação.

    Para montar o seu planejamento de comoestudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considere separar as horas de estudo por essas frentes de conhecimento e focar naquelas que são mais importantes para você, sendo que para Medicina são as disciplinas de Biologia, Química e Física.

    Além disso, separe um período em seu cronograma para praticar a escrita da redação. Isso pode ser feito tanto preparando os textos no formato dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem quanto lendo as notícias, assim como os temas atuais, a fim de se informar sobre o que pode ser cobrado como pauta.

    Cronograma de estudos para passar em Medicina em vestibulares

    Já quando a questão é como fazer um cronograma de estudos para Medicina para os demais vestibulares do país, é essencial entender o que é cobrado dos estudantes em cada avaliação.

    Dessa forma, você montará uma programação para revisar os aprendizados de uma forma coerente.

    O vestibular tradicional tem vários formatos, tipos de questões e processos de seleção, o que é definido de uma faculdade para a outra, principalmente entre as instituições de ensino superior privadas.

    Assim, busque referências de como são os vestibulares que você tem interesse em prestar para conhecer a sua estrutura mais a fundo.

    A partir desse conhecimento, você terá como desenvolver o seu planejamento de estudos de maneira que seja ideal para cada objetivo final.

    Por exemplo, se a parte de Língua Portuguesa tem um peso maior em uma determinada instituição de ensino superior, você vai precisar dar mais atenção para essa área de conhecimento, assim como se fosse os temas de Biológicas.

    Outra dica é que, seja para passar no Enem ou nos vestibulares tradicionais das demais faculdades, usar as provas anteriores em seus estudos é capaz de fazer uma grande diferença no resultado final da avaliação.

    Considerados simulados, essas questões que já caíram nas edições passadas são excelentes para testar os seus aprendizados, habilidades de fazer o exame e de fixar os conteúdos revisados com exercícios práticos.

    5 dicas de como estudar para Medicina: confira!

    dicas-de-como-estudar-para-medicina

    Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos medicina enem, está na hora de saber a como colocá-lo em prática.

    Inicialmente, pode ser uma tarefa um pouco difícil, especialmente se você não tem o costume de estudar para provas.

    Porém, nada é impossível. Se você focar no seu objetivo e seguir o cronograma de estudo da maneira adequada, é provável que você tenha ótimos resultados.

    Para ajudá-lo nessa caminhada, a Oportunna separou dicas essenciais que ajudarão você a começar seus estudos para medicina enem. Vamos conhecê-las?

    Monte uma tabela com horários

    Uma das chaves principais para o sucesso na preparação para o ENEM é a organização. Por isso, é fundamental que você monte uma tabela com seus horários de estudo.

    Para isso, primeiramente, identifique seu tempo disponível. Não podemos negar que não é todo mundo que tem o tempo livre. Por isso, é crucial delimitar seus horários.

    Então, analise sua rotina diária e identifique os horários em que você pode se dedicar ao estudo. Considere seus compromissos, atividades diárias e outras responsabilidades.

    Com isso, distribua o tempo disponível ao longo dos dias da semana. Intercale matérias diferentes para manter o interesse e evitar a sobrecarga em um único assunto.

    Classifique as matérias conforme o grau de dificuldade

    Ao se preparar para o ENEM — especialmente para ingressar no curso de medicina — é essencial conhecer suas fortalezas e desafios.

    Para isso, você pode classificar as matérias de acordo com o grau de dificuldade, criando uma estratégia de estudo mais eficaz.

    Por exemplo, no geral, as matérias que são consideradas mais difíceis são de Exatas, como Química e Física.

    As que são consideradas intermediárias são: Matemática e Biologia. Ou seja, você ainda pode ter dificuldade, mas o estudo não é extremamente complexo.

    Agora, as mais fáceis são voltadas para Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Nesse caso, podemos considerar: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Geografia, Sociologia, História e Filosofia.

    É válido ressaltar que a classificação pode variar de acordo com o seu próprio conhecimento prévio e afinidade com as disciplinas.

    Então, o estudo das Exatas pode ser mais simples para alguns, enquanto os de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas podem ser mais complexos para outros.

    O importante é saber identificar as matérias que demandam mais atenção e dedicação do seu tempo, assim mantendo um equilíbrio entre o complexo e o simples.

    Crie um ciclo de estudos

    O próximo passo para ter um ótimo desempenho nos estudos é criar um ciclo de estudos. Essa é uma maneira organizada de distribuir e intercalar as matérias.

    Com ele, você pode otimizar o seu tempo e garantir a revisão constante dos conteúdos. Para isso, separamos algumas um passo a passo geral:

    • Passo 1: Defina o tempo disponível de estudo;
    • Passo 2: Liste as matérias que serão estudadas;
    • Passo 3: Classifique as matérias por prioridades;
    • Passo 4: Divida o tempo de estudo;
    • Passo 5: Reserve tempo para revisão:
    • Passo 6: Inclua intervalos e pausas;
    • Passo 8: Monitore seu progresso.

    Com o passo a passo citado acima, você consegue montar um ciclo de estudos adequado para sua realidade. É importante manter a consistência, seguir o ciclo estabelecido e fazer ajustes conforme necessário.

    Experimente outros métodos de estudo

    cronograma-de-estudos-para-medicina

    Apesar de existir um padrão de estudos utilizado por muitos alunos, não existe uma abordagem única que funcione para todos os estudantes.

    Isso porque cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado e preferências. Por isso, é essencial experimentar diferentes métodos de estudo para encontrar o mais adequado.

    Existem diversas sugestões de métodos alternativos que podem potencializar a preparação para a prova do ENEM para medicina. Algumas delas são:

    • Mapas mentais: Utilize mapas mentais para visualizar e conectar conceitos-chave de forma mais clara e organizada. Essa técnica facilita na memorização do conteúdo;
    • Grupos de estudo: Se possível, participe de grupos de estudo com colegas que estejam se preparando para o ENEM. Discutir os assuntos e explicar conceitos a outras pessoas pode aprofundar seu entendimento nos temas;
    • Vídeos educacionais: Quando necessário, recorra a plataformas de ensino online, como a Oportunna, que oferecem conteúdos educacionais em formato de vídeo. Os materiais visuais podem auxiliar no entendimento de assuntos complexos;
    • Aprendizado ativo: Pratique a aprendizagem ativa, envolvendo-se em exercícios práticos, simulados e resolução de questões do ENEM. Isso porque a prática constante melhora o desempenho e a confiança;
    • Mnemônicos: Os mnemônicos são técnicas que auxiliam a memorização e o processo de aprendizagem. Essa estratégia pode ser útil especialmente para lembrar listas e sequências;
    • Recursos digitais: Aproveite aplicativos educacionais, sites e plataformas interativas que oferecem exercícios simulados e materiais de esttudo específicos para o ENEM, como a Oportunna.
    • Pomodoro: Por fim, tente utilizar a técnica de gestão de tempo chamada Pomodoro. Ela consiste em dividir o estudo em blocos de 25 minutos, seguidos por um intervalo mais longo de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter o foco e a produtividade.

    Essas são técnicas de estudos que podem ajudá-lo a manter o seu cronograma de estudos mais eficiente. Mas, lembre-se, não é necessário adotar todos os métodos ao mesmo tempo.

    Faça uma autoavaliação

    Por fim, é fundamental que você sempre faça autoavaliações para melhorar seu desempenho nos estudos e identificar as áreas de estudo que você precisa aprimorar.

    Ao se preparar para o ENEM para o curso de medicina, é essencial que você se conheça como estudante, identificando seus pontos fortes e fracos.

    Com isso, você pode adotar medidas para maximizar seus resultados e, consequentemente, garantir ótimas notas na prova.

    Para isso, você pode começar identificando suas habilidades e conhecimentos prévios, considerando as matérias que você tem mais facilidade e as que apresentam mais desafios.

    A partir disso, mantenha um registro das suas avaliações e do desempenho dos estudos. Para isso, anote suas notas em simulados, pontuações e questões específicas que considera difíceis.

    Caso não esteja indo muito bem, você pode avaliar seus métodos de estudo. Então, certifique-se da eficácia dos seus métodos e veja qual funciona melhor para sua realidade.

    Se possível, busque feedbacks de professores, colegas de estudo ou familiares sobre o seu progresso e desempenho. O retorno de pessoas pode ser valioso para fazer uma autoavaliação adequada.

    À medida que você avança nos estudos, continue avaliando seu progresso e ajustando seu plano conforme necessário.

    Se você deseja montar umcronograma de estudos adequado à sua realidade com a ajuda de um materialcompleto, conte com os cursos preparatórios da Oportunna!

    Conclusão

    Preparar-se para o ENEM e buscar ingressar no curso de medicina é uma jornada desafiadora e repleta de oportunidades de crescimento e aprendizado.

    Ao longo da jornada, você vai se deparar com obstáculos, mas também com vitórias que impulsionam sua confiança e determinação.

    Lembre-se de que cada passo dado na direção do seu sonho é uma conquista valiosa. Cada momento dedicado ao estudo o tornam mais resiliente e capaz.

    Portanto, siga em frente! Seja flexível para se adaptar e resiliência para superar obstáculos. Lembre-se de que não está sozinha, a Oportunna está aqui para ajudá–lo a realizar seus sonhos.

    Gostou do conteúdo sobre como montar um cronograma de estudos para medicina ENEM? Então, não se esqueça de acompanhar o blog da Oportunna!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar