0 resultados para "palavra-chave"

    X
    ENEM ENEM

    10 min

    Medicina pelo Enem: Entenda Como Funciona e Qual a Nota de Corte

    O sonho de se tornar médico e fazer a diferença na vida das pessoas é compartilhado por muitos jovens brasileiros. Nesse cenário, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para o curso. Mas, afinal, como passar em medicina pelo Enem?

    Neste artigo, você vai encontrar um guia completo para entender como funciona o processo de seleção para Medicina pelo Enem.

    Também vamos explicar os critérios de avaliação e a importância de uma boa preparação para garantir a sua vaga. Ainda, você vai encontrar as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema, como:

    • É possível fazer medicina pelo Enem?
    • Quais faculdades de medicina aceitam o Enem?
    • Tem como conseguir bolsa de 100% em medicina?
    • Qual a nota mínima para passar no Enem em medicina?
    • Quais os requisitos para usar a nota do Enem no curso de medicina?
    • Como utilizar a nota do Enem para entrar em medicina?
    • O que devo estudar para o Enem para passar em medicina?

    É possível fazer medicina pelo Enem?

    O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, incluindo para o curso de Medicina, tanto em universidades públicas quanto privadas.

    No Sisu é possível alcançar uma oportunidade em uma universidade pública. Já o Prouni e o Fies são os meios para conseguir uma bolsa de estudos em faculdade particular ou pagar o curso com ajuda do governo, respectivamente. Continue acompanhando para saber mais sobre esses processos seletivos.

    Para os estudantes, essa modalidade de ingresso no ensino superior oferece a vantagem de reduzir o estresse de estudar e prestar vários vestibulares. Assim, os esforços se concentram para um único exame.

    Quais faculdades de medicina aceitam o Enem?

    No Brasil, existem diversas universidades consideradas referências quando o assunto é o curso de medicina, inclusive para quem deseja ingressar com a nota do Enem. Confira algumas das principais, com as melhores avaliações do MEC:

    • Universidade de São Paulo (USP)
    • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    • Universidade de Campinas (UNICAMP)
    • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
    • Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
    • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    • Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Quer saber mais sobre essas universidades? Leia o conteúdo completo sobre o assunto: 7 Faculdades Para Entrar com a Nota do Enem Para Medicina!

    Tem como conseguir bolsa de 100% em Medicina?

    É possível conseguir uma bolsa de 50% a 100% em Medicina por meio do ProUni. Esse processo seletivo é direcionado aos alunos de baixa renda, que tenham completado o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral de escola particular.

    Já o Fies, embora seja um financiamento e não uma bolsa, também pode cobrir 100% do curso em faculdades particulares, com o pagamento se iniciando após a formatura.

    Qual a nota mínima para passar no Enem em medicina?

    medicina-pelo-enem-qual

    Como vimos anteriormente, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizada como forma de ingresso em cursos de medicina no Brasil.

    Após o exame, com a nota em mãos, é possível concorrer em três grandes processos seletivos nacionais, promovidos pelo governo federal: Sisu, Prouni e Fies. Cada um deles tem uma pontuação mínima para ingresso, conhecida como nota de corte.

    Essa nota varia de acordo com alguns critérios, como:

    • curso escolhido;
    • instituição de ensino;
    • turno;
    • unidade (câmpus);
    • modalidade de concorrência, que pode ser por ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência;

    A seguir, saiba mais sobre os processos seletivos brasileiros e conheça as notas mínimas de cada um deles.

    Medicina pelo Sisu

    A nota mínima para Medicina pelo Sisu varia de acordo com a universidade, turno e modalidade de ingresso. Em geral, a nota de corte fica entre 770 e 900 pontos no Enem, mas a maioria das faculdades exige cerca de 850 pontos.

    Medicina pelo Prouni

    Pelo Programa Universidade para Todos, para concorrer a uma vaga em medicina as notas de corte giram em torno de 763 pontos no Enem, podendo atingir 814 em alguns casos.

    Embora geralmente seja menos concorrido que o Sisu, alcançar uma pontuação suficiente ainda exige bastante dedicação aos estudos, mesmo em universidades privadas.

    Medicina pelo Fies

    Assim como no Sisu, a pontuação mínima para Medicina pelo Fies varia de acordo com a universidade, turno, além da modalidade de financiamento.

    Geralmente, a nota de corte fica em torno de 704 pontos, mas pode chegar a 773 ou mais em instituições e modalidades mais concorridas.

    Quais os requisitos para usar a nota do Enem no curso de medicina?

    Para utilizar a pontuação do Enem para ingressar em Medicina, é necessário obter, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas e não ter zerado a redação na edição mais recente do exame. Esses são os critérios básicos exigidos pelos processos seletivos que consideram o Enem como forma de admissão.

    Mas, vale acrescentar, cada instituição de ensino superior pode ter requisitos específicos, como a necessidade de ter realizado a prova em determinado ano, entre outros.

    Como utilizar a nota do Enem para entrar em medicina?

    Além dos processos seletivos nacionais Sisu, Prouni e Fies, as outras possibilidades para utilizar a pontuação do ENEM para entrar em um curso de Medicina são:

    • Vestibulares e processos seletivos próprios: além dos programas federais, muitas universidades privadas aceitam a nota do ENEM como parte de seus próprios processos seletivos;
    • Transferência externa: alguns estudantes podem também usar a nota do ENEM para transferir para o curso de Medicina em outra instituição que aceite o exame como critério de seleção.

    O que devo estudar para o Enem para passar em medicina?

    medicina-pelo-enem-estudar

    Afinal, o que maiscai no Enem? Para passar em Medicina pelo ENEM, é essencial estudar intensamente todas as áreas de conhecimento cobertas:

    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias.

    Além disso, é importante se dedicar à elaboração de uma redação nota mil. Aliás, a redação é a pontuação de maior peso no Enem.

    Por isso, praticar a escrita argumentativa dentro dos padrões exigidos pelo exame é o melhor conselho para todos os aspirantes a estudantes de medicina.

    Leia mais: Saiba como fazer uma boa redação no Enem com essas dicas essenciais!

    Entenda como a Oportunna pode ajudar você

    Se você está perdido(a) sobre como se preparar para escrever uma redação nota mil no Enem, a Oportunna tem a solução para você.

    Aqui você encontra o curso Craques da Redação, totalmente online, fácil de compreender e o melhor: super acessível!

    Nesse curso preparatório você tem acesso a materiais didáticos de alta qualidade, professores experientes para tirar suas dúvidas e corrigir as suas redações. Curioso? Conheça os Craques da Redação e comece a sua preparação em alto nível!

    Conclusão

    Conquistar uma vaga em Medicina pelo ENEM requer muita dedicação e conhecimento da dinâmica do exame. Afinal, com uma boa nota, os estudantes podem acessar programas de ingresso nacionais como Sisu, ProUni e Fies.

    Para isso, entender as notas de corte e se preparar adequadamente são passos importantes para transformar o sonho de ingressar na área médica em realidade.

    Esse artigo foi útil? Confira outros conteúdos relacionados ao Enem no blog da Oportunna.

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar