0 resultados para "palavra-chave"

    X
    ENEM ENEM

    O que Não Pode Fazer na Redação do ENEM: Saiba o que Evitar na Hora da Prova

    É comum ver muitos candidatos do ENEM ressaltando sua insatisfação com a prova por conta da nota na redação.

    Alguns estudantes tiram uma nota mais baixa do que o normal ou até mesmo zeram a prova.

    Mas afinal, por que esse fenômeno é tão comum nas provas do ENEM? A resposta é simples! Os candidatos não sabem as regras básicas de uma redação do ENEM.

    Não é o caso de todos os candidatos, mas a maioria dos estudantes que prestam essa prova, não sabem o que é necessário evitar na escrita da redação.

    Você certamente não quer ser um desses candidatos, não é? Então, está na hora de saber o que não pode fazer na redação do enem.

    Para isso, a Oportunna, neste artigo, irá explicar o que você deve evitar na escrita da sua redação do ENEM.

    Vamos lá? Então, boa leitura!

    O que não se pode fazer em uma redação?

    A redação é um dos elementos mais importantes de uma prova. No entanto, mesmo com seu peso reconhecido, muitos estudantes negligenciam o seu estudo.

    Com isso, acabam somente estudando o conteúdo da prova e deixando de lado a redação, o que deve ser inadmissível.

    É muito provável que se o estudante não estudar para realizar uma redação, sua nota será baixa ou até mesmo anulada.

    Por isso, é essencial conhecer o que não deve ser feito em uma redação, em um contexto geral. Veja a seguir:

    • Fugir do gênero proposto: Apesar de muitos vestibulares utilizarem o gênero dissertativo-argumentativo, pode acontecer de outro estilo ser cobrado. Então, veja o gênero proposto e faça-o restritamente;
    • Utilizar a primeira pessoa do singular: Esse erro é muito comum entre os estudantes que não praticam a redação. Em uma prova, você pode expor o seu ponto de vista e defender a sua tese. No entanto, isso deve ser feito através de argumentos na terceira pessoa do plural e evitando: “eu acho”, “eu penso” ou qualquer outra expressão na primeira pessoa;
    • Usar gírias da internet: Como estamos vivendo na era digital, já é comum vermos pessoas escrevendo “vc”, “tb”, “né” e “tipo assim”. Essas gírias da internet são INADMISSÍVEIS em uma redação. Sempre opte pela linguagem estruturada;
    • Escrever poucas linhas: Quando o aluno não tem intimidade com o tema ou não sabe escrever uma redação, é comum a escrita de textos de 7 a 10 linhas, o que é proibido. Uma redação de qualidade deve ter no mínimo 25 a 30 linhas;
    • Fuga do tema: Esse é um dos erros mais comuns entre os candidatos de prova, levando a maioria a zerar a redação. É completamente errado fugir do tema proposto pela prova. Por isso, leia os textos de apoio e tente desenvolver seu pensamento de acordo com o tema;
    • Desenhar ou colocar frases de efeito: Em alguns casos, os candidatos podem desenhar durante a redação, o que deve ser evitado. Além disso, é muito comum que muitos estudantes coloquem frases de efeito como: “Deus seja louvado”. O que também é errado. Portanto, tente sempre seguir um raciocínio acadêmico e direto para a produção do seu texto.

    Esses são alguns fatores que devem ser COMPLETAMENTE evitados em uma redação. Apesar de alguns serem incomuns, ainda existem candidatos que cometem esses erros.

    Como funciona a avaliação da redação do ENEM: entenda

    como-funciona-a-avaliaçã-da-redação-do-enem_

    Pode até parecer “loucura” em um mundo que vive na era digital, mas as redações do ENEM são corrigidas manualmente por revisores altamente qualificados.

    Os avaliadores das redações recebem os textos sem identificação através de uma plataforma específica onde terão que avaliar o texto de acordo com o parâmetro de correção.

    Os parâmetros utilizados durante a correção da redação do ENEM são:

    • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto;
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de uma argumentação;
    • Respeito aos Direitos Humanos.

    Cada um desses pontos é uma competência. O avaliador pode atribuir entre 0 e 200 pontos para o candidato para cada competência.

    Ou seja, por exemplo, se o candidato tirar 200 em todas as competências, ele poderá tirar nota 1000 na redação no ENEM.

    Em cada uma das competências, existem seis níveis de desempenho e cada um oferece uma pontuação, sendo elas 0, 40, 80, 120, 160 e 200 pontos.

    Então, quanto mais o candidato for bem em cada competência, mais pontos ele conhece para tirar na redação.

    O que não pode fazer na redação do ENEM: lista completa

    o-que-não-pode-fazer-na-redação-do-enem

    Agora que você já sabe como funciona a avaliação de uma redação, está na hora de saber o que não pode fazer na redação do enem.

    Separamos uma lista completa do que deve ser evitado na redaçãodo ENEM. Confira abaixo!

    1. Desobedecer à estrutura textual solicitada

    Como em qualquer outra redação de vestibular, é inadmissível que o candidato desobedeça à estrutura textual solicitada pela prova.

    Em geral, o gênero textual escolhido na redação do Enem é dissertativo-argumentativo, onde o texto deve ser separado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Portanto, você não deve mudar a estrutura da sua redação de maneira alguma. Ou seja, do início ao fim, siga a estrutura recomendada pela prova.

    2. Deixar de planejar seu texto

    Uma redação precisa de planejamento, como qualquer outro tipo de texto, seja ele uma mensagem do WhatsApp, carta, e-mail, entre outros.

    Com a redação não é diferente. Logo quando estiver na parte da redação, comece a realizar o seu planejamento, da maneira que se sentir mais confortável.

    Uma das formas mais eficazes e populares é o uso do brainstorming, onde você precisa anotar tudo o que vem em sua mente após ler o tema e os textos de apoio.

    3. Fugir do tema

    A fuga do tema é um dos pontos no Enem que causa desclassificação. Por isso, é crucial que você leia o tema atentamente e siga à risca o que é solicitado pela prova.

    Para não cometer esse erro, leia atentamente o tema da redação e faça a leitura dos textos de apoio para entender melhor sobre o que deverá ser escrito.

    Esse é um dos erros mais comuns que causam desclassificação entre os candidatos. Por isso, tome cuidado para não cometer esse erro.

    4. Deixar de usar conectivos

    Os conectivos são elementos muito importantes em redações. São eles que fazem a ligação dos argumentos que estão sendo desenvolvidos.

    Existem conectivos para cada situação. Para conhecê-los melhor, separamos uma lista com os principais. Veja abaixo:

    • Causa e efeito: por isso, então, logo, portanto, de modo que, assim;
    • Adição: e, também, além disso, ademais, igualmente, ainda, mais;
    • Contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, em contrapartida;
    • Conclusão: portanto, assim, logo, então, enfim, por fim, em conclusão.

    Ao estudarpara redação, não se esqueça de revisar a utilização de conectivos para deixar o seu texto mais fluido e coeso para o avaliador.

    5. Deixar de apresentar uma proposta de intervenção

    Esse é um dos pontos que muitos candidatos erram e acabam tirando uma nota baixa. A proposta de intervenção é um dos pontos PRINCIPAIS de uma redação.

    Mas o que é uma proposta de intervenção? É a última parte da redação, onde deve ser apresentada uma solução para o problema abordado no texto.

    Existe uma fórmula para elaborar uma proposta de intervenção, sendo ela:

    • Agente: quem vai realizar a ação?
    • Ação: o que deve ser feito?
    • Modo: como a ação será realizada?
    • Efeito: qual será o resultado da ação?
    • Detalhamento: como a ação será detalhada?

    A sua proposta de intervenção deve responder a todas essas perguntas. Dessa maneira, você conseguirá entregar uma conclusão perfeita.

    Ela deve ser escrita em linguagem clara e objetiva e também deve estar coerente com o restante do seu texto, evitando a fuga do tema.

    6. Ferir os Direitos Humanos

    como-começar-uma-redação

    Para fecharmos nossa lista sobre o que não pode fazer na redação do enem, vamos falar sobre o ferimento dos direitos humanos.

    Infelizmente, é muito comum que alguns candidatos elaborem textos com propostas de intervenções que ferem os direitos humanos, o que é inaceitável.

    Ferir os direito humanos é violar os direitos fundamentais que todos os seres humanos têm, independentemente de sua raça, sexo, religião, nacionalidade, orientação sexual e outros.

    Então, na redação do Enem, é proibido realizar textos que propaguem temas como:

    • Tortura e outros maus-tratos;
    • Trabalho forçado;
    • Escravidão;
    • Discriminação;
    • Violência contra a mulher e crianças;
    • Falta de acesso à educação, saúde e outros serviços básicos;
    • Guerra e conflitos armados;
    • Pobreza e exclusão social.

    Caso você desenvolva seu texto com opiniões que ferem os direitos humanos, provavelmente você será desclassificado da prova.

    Por isso, preste muita atenção ao desenvolver seu texto. Coloque informações que agregarão positivamente na redação.

    Querevitar erros na redação e fazer um texto que dê para tirar nota 1000 no Enem?Então, conte com os cursos preparatórios da Oportunna. Temos o material completopara você arrasar na redação do Enem!

    Conclusão

    Erros como os citados ao longo do texto, são extremamente comuns nas redações do Enem, e alguns podem até levar a desclassificação do candidato.

    Apesar de muitos acharem que a redação é a parte mais fácil do Enem, é por conta dela que muitos estudantes não conseguem uma boa nota na prova.

    Por isso, é fundamental que, ao longo do seu período de estudo para a prova, você não sabote a revisão da redação, uma vez que ela influenciará diretamente na sua nota final.

    Estudando da maneira correta para a redação do Enem, você certamente evitará esses erros mais comuns que são cometidos até hoje.

    No entanto, você precisa de um apoio especializado que proporcionará o conteúdo necessário para o estudo da redação do Enem. Para isso, conte com a Oportunna!

    Gostou deste artigo sobre a redação do Enem? No blog da Oportunna você encontra outros tipos de conteúdos voltados para o Enem. Venha conferir!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar