0 resultados para "palavra-chave"

    X
    Vestibulares ENEM

    9 min

    Como funciona o vestibular: um guia completo para você se preparar

    Você sabe como funciona o vestibular?

    Sonho de muitos estudantes, o vestibular é o principal meio de ingresso no ensino superior no Brasil.

    Neste post, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o vestibular, desde o seu funcionamento até as melhores dicas para se preparar.

    Acompanhe!

    O que é o vestibular, afinal?

    Se você é estudante, certamente sabe que o vestibular é um dos meios mais tradicionais para entrar na faculdade. O vestibular é usado tanto em faculdades privadas quanto para as públicas.

    Resumidamente, o candidato possui um tempo determinado para realizar a inscrição no vestibular e depois fazer a prova junto com os outros participantes. Sendo necessário sempre respeitar as datas e horários específicos estipulados pela faculdade.

    Contudo, o vestibular pode seguir etapas diferenciadas dependendo da instituição que o estudante escolher. Alguns vestibulares possuem uma única fase, enquanto outros podem ir além de uma etapa.

    Como funciona o processo do vestibular?

    Normalmente são analisados os conhecimentos dos candidatos em relação às matérias aprendidas durante o ensino médio.

    Já em relação ao formato e quantidade de questões, é mais comum provas com questões de múltipla escolha e uma redação. Há provas com menos de 50 questões e outras que podem ter mais de 100!

    Além disso, em alguns cursos como Moda e Dança por exemplo, podem ser exigidos avaliações de habilidades específicas, que geralmente são feitas em datas diferentes da prova comum.

    O que é preciso para fazer vestibular?

    Não existe uma idade mínima para ingressar na faculdade, mas é exigido que o estudante já tenha finalizado o ensino médio.

    Além disso, é necessário que o candidato apresente os documentos exigidos pela instituição escolhida. Os processos de inscrição variam em cada instituição, algumas podem ser menos burocráticas e outras mais.

    Todavia, os documentos básicos, como RG, CPF e histórico escolar costumam ser necessários.Já para efetivar a matrícula na universidade pode ser que mais documentos sejam solicitados.

    Enem e vestibulares tradicionais: quais são as diferenças?

    Basicamente, tudo vai depender do objetivo de cada estudante.

    O Enem possibilita que o candidato ingresse em programas de educação superior criados pelo MEC, já o vestibular tradicional permite que ele seja aprovado em uma faculdade específica.

    Como se preparar para o vestibular?

    O vestibular é um momento crucial para o estudante que deseja ingressar na faculdade, portanto é essencial se preparar para esse momento.

    Para te ajudar nesse processo tão importante em sua vida, confira as dicas que preparamos para você!

    1. Conheça o tipo de prova

    Uma dica que sempre destacamos aqui em nossos conteúdos, é que os estudantes sempre realizem a leitura do edital. Afinal, neste documento sempre constam as informações mais importantes relacionadas à prova, como datas, formato das questões, principais temas abordados, etc.

    Ou seja, em qualquer concurso ou vestibular sempre leia o edital.

    2. Crie um plano de estudos

    Após ler o edital você já terá uma base de que tipo de conteúdo irá cair na prova, então é hora de fazer um bom cronograma de estudos.

    o-que-cai-no-vestibular

    Defina um plano de estudos realista e que seja adequado às suas possibilidades, além de focar nas matérias certas. Uma boa opção é distribuir as disciplinas de acordo com seu grau de dificuldade ou relevância na prova.

    3. Faça esquemas e anotações

    Quando escrevemos algo, a nossa mente aumenta a capacidade de memorizar os conteúdos. Além disso, isso faz com que nosso cérebro esteja sempre em exercício, auxiliando muito no desenvolvimento cognitivo.

    Então, tome nota de tudo!

    Além disso, há diversas técnicas de estudo que você pode utilizar, incluindo:

    mapas mentais;

    estudo intercalado, por exemplo, uma matéria por dia;

    técnica Pomodoro que é composta por períodos de 25 minutos de estudo e 5 de descanso;

    flashcards (cartões de perguntas e respostas);

    tabelas, entre outras.

    Escolha a técnica que mais sentir afinidade e aproveite melhor seu tempo de estudos.

    4. Faça revisões regulares

    Sabemos que estudar para vestibulares e concursos é uma tarefa que pode ser exaustiva, mas que vale a pena.

    Entre dicas e técnicas de estudos, a revisão é uma das mais importantes!

    Alguns estudos apontam que cerca de 90% do que aprendemos estudando, podem ser esquecidas dentro de 7 dias, isso mesmo. Claro que isso pode variar de uma pessoa para outra.

    Contudo, há estudantes que no terceiro dia após um determinado estudo já esqueceram o conteúdo.

    Especialistas afirmam que nosso cérebro possui uma capacidade de armazenamento muito grande, mas é preciso que ele esteja em exercício constantemente para garantir a fixação das informações.

    Para simplificar, sugerimos que você realize a revisão 24 horas após aprender algum conteúdo, 7 dias depois e 30 dias depois. E caso a data da prova ainda esteja distante, você pode adicionar uma revisão extra.

    Atenção: acima estamos nos referindo à revisão dos conteúdos e não ao aprendizado em si. Ou seja, o aprendizado pode ser diário!

    5. Mantenha-se atualizado

    A maioria dos vestibulares e concursos cobram conhecimentos gerais e temas atuais em suas provas, ou seja, é essencial que você se mantenha atualizado. Acompanhe os noticiários ou ao menos faça uma boa pesquisa sobre os acontecimentos mais importantes da atualidade.

    Além disso, foque nas atualidades relacionadas a sua futura área de atuação. Por exemplo, se você pretende fazer o concurso do Banco do Brasil, é importante que esteja por dentro das novidades do mercado financeiro.

    7. Teste técnicas de gerenciamento do tempo

    Lembra que comentamos sobre o método Pomodoro de estudos? Essa técnica é bastante conhecida para gerenciamento de tempo nos estudos.

    Os objetivos dessa técnica estão relacionados a redução de ansiedade e aumento da concentração.

    Além dessa, há outras técnicas que destacam o gerenciamento de tempo. Todavia, uma coisa é certa: todas envolvem planejamento e um período de descanso entre as suas atividades.

    Quais são os diferenciais da Oportunna?

    A Oportunna está há mais de 15 anos no mercado de cursos preparatórios e já ajudamos milhares de estudantes.

    Concurseiros e vestibulandos, podem contar as melhores aulas, pois somos referência em preparar para: Enem e vestibulares, concursos públicos, além de tornar nossos estudantes em craques da redação!

    como-funciona-o-vestibular-online

    Além disso, criamos o curso Feras da Medicina para aqueles estudantes que buscam uma solução completa para o curso mais almejado do país.

    Nossas aulas são totalmente online, com professores que possuem uma ótima didática e com materiais completos.

    Conclusão

    Em síntese, o vestibular é a principal forma para um estudante ingressar na faculdade. Além disso, os prazos e provas variam de acordo com a instituição escolhida pelo estudante.

    É válido ressaltar também a importância de consultar o edital, para saber o que cai no vestibular. Além disso, algumas técnicas de estudos podem fazer a diferença na sua rotina.

    E para não ter erro é importante que você tenha acesso a ótimas aulas preparatórias e a um material completo de estudos, para isso você pode contar com a Oportunna!

    Nossos estudantes contam com uma plataforma exclusiva, biblioteca digital, atendimento 24 horas, apostilas digitais e impressas, além de conteúdos atualizados. Conheça!

    Compartilhar:

    Posts Relacionados

    Por favor aguarde...

    Newsletter

    Receba conteúdos, notícias, ofertas e muito mais no seu e-mail.

    Por favor aguarde...

    Thumb Thumb

    Voltar